Fórum dedicado aos modelos Audi A4 8E (B6 e B7) |
| | [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM | |
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goblin
Mensagens : 241 Data de inscrição : 05/02/2010 Idade : 42 Localização : Aveiro / Leiria
| Assunto: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Sex Abr 09, 2010 4:11 am | |
| Ora bem, mais uma vez, uma mod que à primeira vista parecia um troca directa, ou seja, trocar as minhas ópticas Xénon OEM pelas S4 Bi-Xénon, também OEM, revelou-se um pouco mais complicada que o que seria de esperar. Tudo isto porque uma das ópticas S4 que comprei não trazia balastro, o que não seria problema já que a minha B6 já tinha Xénon OEM e assim seria só montar o balastro que já tinha na nova óptica. O problema é que os balastros são diferentes e o meu balastro não encaixava na óptica Bi-Xénon. Material necessário:- X-acto - Folha de serrote de cortar ferro - Silicone transparente ou preto Deixo também alguma informação relativamente aos balastros e aos cabos adaptadores entre eles: 3D0 907 391 B - Balastro (Pelo ETKA, os dois modelos de balastro têm o mesmo Part number, pelo que suspeito que o mais fino é uma versão mais recente do mais grosso) 8E0 971 671 A - Cabo adaptador para instalar o balastro mais grosso em ópticas que só suportam o mais fino (Por sorte, uma das minhas ópticas já tinha um destes) 8E0 971 671 - Cabo adaptador para instalar o balastro mais fino em ópticas que só suportam o mais grosso Ficam então aqui algumas fotos do que tive de fazer para conseguir adaptar um dos balastros, já que o outro, como a óptica Bi-Xénon já trazia, não foi necessário adaptar. - Diferenças entre os balastros:Como facilmente se pode ver, o Balastro da óptica Bi-Xénon é mais fino que o da óptica Xénon.Também as fichas de ligação de um e de outro são diferentes e por isso é necessário aquele cabo adaptador que referi antes e que se vê na imagem.As únicas fichas que diferem são as que ligam a óptica ao balastro. As que ligam o balastro à lâmpada são iguais quer num quer noutro.- Terá de se adaptar então a peça onde aparafusa o balastro de maneira a este encaixar, cortando um pouco o plástico, na zona assinalada, com a folha de serrote e aparando depois o corte com o x-acto para ficar com melhor aspecto:- Peça já cortada:- Depois de cortar a peça, fica um buraco nesta zona que é necessário tapar com silicone para evitar entrada de humidade:- Aqui já tapado com silicone:- E pronto, depois de efectuada toda esta operação é só aparafusar o balastro à peça: Depois disto é só montar a peça na óptica, ligar os cabos e a óptica fica pronta para instalar na viatura.Peço desculpa pela má qualidade das fotos, mas foram tiradas com o telemóvel e na garagem, mas penso que dá para ver bem todos os pormenores que interessam. | |
| | | Tinoni
Mensagens : 44 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 45 Localização : Torres Vedras
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Ter Abr 13, 2010 5:48 pm | |
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| | | goblin
Mensagens : 241 Data de inscrição : 05/02/2010 Idade : 42 Localização : Aveiro / Leiria
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Qua Abr 14, 2010 12:18 pm | |
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| | | Tinoni
Mensagens : 44 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 45 Localização : Torres Vedras
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Qua Jun 09, 2010 1:14 pm | |
| Vá lá, a minha foi bem mais facil, não tive de cortar nada. Os balastros que estavam nas de xenon eram já os fininhos e os cabos os compativeis. Mas fiquei com um problema, aliás... 2 1º Optica esquerda (pendura) - O encaixe da optica Xenon é quase encostado á chapa lateral da carrinha, enquanto que a optica bixenon é do lado do radiador... Solução tive de "puxar" um pouco mais o cabo para conseguir colocar a optica no sitio... Consequencias tenho a ficha que liga o carro á optica lixada, pk na optica de xenon aquilo parece que estava calcinado e não queria sair nem aos beijinhos. Além disso, sem querer parti um dos apoios de cima da optica bi xenon de tanto tentar encaixar aquilo como deve ser. 2º Optica direita (condutor) - Fiquei com os medios muito altos. Já tentei de tudo para baixar aquilo, inclusivé por anilhas no suporte traseiro, ou rodar a rodinha que baixa a lampada. Consequencias Aquilo assim chumba na inspecção, parece que estou sempre a encadear a malta. Será que é preciso fazer algum reset com o VAG para o alinhamento automático assumir ? Tiveste de fazer alguma coisa ás tuas goblin ? | |
| | | migsan Admin
Mensagens : 519 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 47 Localização : Leiria - Portugal
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Qua Jun 09, 2010 4:30 pm | |
| Tinoni...
Quanto ao teu problema da óptica do lado do condutor poderá estar o nivelador danificado.... já falaste com o ElFuracon sobre o assunto? | |
| | | goblin
Mensagens : 241 Data de inscrição : 05/02/2010 Idade : 42 Localização : Aveiro / Leiria
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Qua Jun 09, 2010 5:04 pm | |
| - Tinoni escreveu:
- Vá lá, a minha foi bem mais facil, não tive de cortar nada. Os balastros que estavam nas de xenon eram já os fininhos e os cabos os compativeis.
Mas fiquei com um problema, aliás... 2 1º Optica esquerda (pendura) - O encaixe da optica Xenon é quase encostado á chapa lateral da carrinha, enquanto que a optica bixenon é do lado do radiador... Solução tive de "puxar" um pouco mais o cabo para conseguir colocar a optica no sitio... Consequencias tenho a ficha que liga o carro á optica lixada, pk na optica de xenon aquilo parece que estava calcinado e não queria sair nem aos beijinhos. Além disso, sem querer parti um dos apoios de cima da optica bi xenon de tanto tentar encaixar aquilo como deve ser. 2º Optica direita (condutor) - Fiquei com os medios muito altos. Já tentei de tudo para baixar aquilo, inclusivé por anilhas no suporte traseiro, ou rodar a rodinha que baixa a lampada. Consequencias Aquilo assim chumba na inspecção, parece que estou sempre a encadear a malta. Será que é preciso fazer algum reset com o VAG para o alinhamento automático assumir ? Tiveste de fazer alguma coisa ás tuas goblin ? Ora bem, vou tentar ajudar nas tuas questões. Em relação à primeira:O posicionamento das fichas ser diferente nas ópticas de xenon e nas bi-xenon, realmente foi também um problema para mim, mas resolvi seguindo a cablagem até onde era visível e soltando-a de alguma abraçadeira para poder ganhar o comprimento suficiente de cabo que permitisse ligar à óptica. Mesmo assim tive de puxar um pouco os cabos, mas não muito porque tive medo de desligar alguma coisa ou danificar algum fio, para conseguir ligar correctamente, mas ficou aceitável. Já o teres partido o apoio, tens duas opções: ou arranjas um tipo de cola suficientemente forte e sólida que permita colá-lo, ou podes comprar na Audi um kit de reparação dos apoios da óptica. No caso de optares por este kit de reparação, terás de cortar o apoio que está bom e aparafusar a peça que vem no kit, pois esta já em os dois apoios. Os part number são: Óptica direita: 8E0 998 122 Óptica esquerda: 8E0 998 121 Agora a segunda questão:Por acaso as minhas ópticas não estavam desalinhadas nem muito altas, aliás, a minha do lado do condutor até está um pouco baixa, mas creio que afinando nas tais "rodinhas" que falas, deve ficar no ponto. Se a tua não altera a posição, há duas coisas que podes verificar: uma é ver se o motor eléctrico de nivelamento eestá a funcionar. Outra é retirar a óptica, abrir a tampa onde está o balastro, e verificar se ao rodares a "rodinha" de nivelamento manual, esta actua no veio que está ligado ao corpo interior. Este veio pode estar partido ou fora do sítio e daí não produzir o efeito da afinação. Espero ter ajudado. | |
| | | Tinoni
Mensagens : 44 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 45 Localização : Torres Vedras
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Sex Jun 11, 2010 7:59 am | |
| - migsan escreveu:
- Tinoni...
Quanto ao teu problema da óptica do lado do condutor poderá estar o nivelador danificado.... já falaste com o ElFuracon sobre o assunto? Mandei-lhe agora uma PM. Se entretanto não me responder ligo-lhe. Uma cena que agora tb reparei, é que já não faz aquilo de levantar as luzes assim que ligo o interruptor. | |
| | | Tinoni
Mensagens : 44 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 45 Localização : Torres Vedras
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Sex Jun 11, 2010 8:02 am | |
| - goblin escreveu:
- Tinoni escreveu:
- Vá lá, a minha foi bem mais facil, não tive de cortar nada. Os balastros que estavam nas de xenon eram já os fininhos e os cabos os compativeis.
Mas fiquei com um problema, aliás... 2 1º Optica esquerda (pendura) - O encaixe da optica Xenon é quase encostado á chapa lateral da carrinha, enquanto que a optica bixenon é do lado do radiador... Solução tive de "puxar" um pouco mais o cabo para conseguir colocar a optica no sitio... Consequencias tenho a ficha que liga o carro á optica lixada, pk na optica de xenon aquilo parece que estava calcinado e não queria sair nem aos beijinhos. Além disso, sem querer parti um dos apoios de cima da optica bi xenon de tanto tentar encaixar aquilo como deve ser.
2º Optica direita (condutor) - Fiquei com os medios muito altos. Já tentei de tudo para baixar aquilo, inclusivé por anilhas no suporte traseiro, ou rodar a rodinha que baixa a lampada. Consequencias Aquilo assim chumba na inspecção, parece que estou sempre a encadear a malta. Será que é preciso fazer algum reset com o VAG para o alinhamento automático assumir ?
Tiveste de fazer alguma coisa ás tuas goblin ? Ora bem, vou tentar ajudar nas tuas questões.
Em relação à primeira: O posicionamento das fichas ser diferente nas ópticas de xenon e nas bi-xenon, realmente foi também um problema para mim, mas resolvi seguindo a cablagem até onde era visível e soltando-a de alguma abraçadeira para poder ganhar o comprimento suficiente de cabo que permitisse ligar à óptica. Mesmo assim tive de puxar um pouco os cabos, mas não muito porque tive medo de desligar alguma coisa ou danificar algum fio, para conseguir ligar correctamente, mas ficou aceitável. Já o teres partido o apoio, tens duas opções: ou arranjas um tipo de cola suficientemente forte e sólida que permita colá-lo, ou podes comprar na Audi um kit de reparação dos apoios da óptica. No caso de optares por este kit de reparação, terás de cortar o apoio que está bom e aparafusar a peça que vem no kit, pois esta já em os dois apoios. Os part number são: Óptica direita: 8E0 998 122 Óptica esquerda: 8E0 998 121
Agora a segunda questão: Por acaso as minhas ópticas não estavam desalinhadas nem muito altas, aliás, a minha do lado do condutor até está um pouco baixa, mas creio que afinando nas tais "rodinhas" que falas, deve ficar no ponto. Se a tua não altera a posição, há duas coisas que podes verificar: uma é ver se o motor eléctrico de nivelamento eestá a funcionar. Outra é retirar a óptica, abrir a tampa onde está o balastro, e verificar se ao rodares a "rodinha" de nivelamento manual, esta actua no veio que está ligado ao corpo interior. Este veio pode estar partido ou fora do sítio e daí não produzir o efeito da afinação.
Espero ter ajudado. Tenho de comprar isso então. E pelo que dizes deve ser o motor electrico que não deve estar a funcionar. Agora falta saber se é mesmo avaria, ou se falta encaixar alguma coisa. Amanhã vou ver isso com atenção. | |
| | | Tinoni
Mensagens : 44 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 45 Localização : Torres Vedras
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Sex Jun 11, 2010 4:18 pm | |
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| | | migsan Admin
Mensagens : 519 Data de inscrição : 26/01/2010 Idade : 47 Localização : Leiria - Portugal
| Assunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Sáb Jun 12, 2010 5:12 am | |
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