Project 8E
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado aos modelos Audi A4 8E (B6 e B7)
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeSex Abr 09, 2010 4:11 am

Ora bem, mais uma vez, uma mod que à primeira vista parecia um troca
directa, ou seja, trocar as minhas ópticas Xénon OEM pelas S4 Bi-Xénon,
também OEM, revelou-se um pouco mais complicada que o que seria de
esperar.
Tudo isto porque uma das ópticas S4 que comprei não trazia balastro, o
que não seria problema já que a minha B6 já tinha Xénon OEM e assim
seria só montar o balastro que já tinha na nova óptica.
O problema é que os balastros são diferentes e o meu balastro não
encaixava na óptica Bi-Xénon.

Material necessário:
- X-acto
- Folha de serrote de cortar ferro
- Silicone transparente ou preto

Deixo também alguma informação relativamente aos balastros e aos cabos
adaptadores entre eles:
3D0 907 391 B - Balastro (Pelo ETKA, os dois modelos de balastro
têm o mesmo Part number, pelo que suspeito que o mais fino é uma versão
mais recente do mais grosso)
8E0 971 671 A - Cabo adaptador para instalar o balastro mais
grosso em ópticas
que só suportam o mais fino (Por sorte, uma das minhas ópticas já tinha
um destes)
8E0 971 671 - Cabo adaptador para instalar o balastro mais fino
em ópticas
que só suportam o mais grosso


Ficam então aqui algumas fotos do que tive de fazer para conseguir

adaptar um dos balastros, já que o outro, como a óptica Bi-Xénon já
trazia, não foi necessário adaptar.

- Diferenças entre os balastros:

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0010Medium

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0011Medium

Como facilmente se pode ver, o Balastro da óptica Bi-Xénon é mais
fino que o da óptica Xénon.

Também as fichas de ligação de um e de outro são diferentes e por
isso é necessário aquele cabo adaptador que referi antes e que se vê na
imagem.

As únicas fichas que diferem são as que ligam a óptica ao balastro.
As que ligam o balastro à lâmpada são iguais quer num quer noutro.



- Terá de se adaptar então a peça onde aparafusa o balastro de
maneira a este encaixar, cortando um pouco o plástico, na zona
assinalada, com a folha de serrote e aparando depois o corte com o
x-acto para ficar com melhor aspecto:


[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0013Medium


- Peça já cortada:

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0014Medium


- Depois de cortar a peça, fica um buraco nesta zona que é
necessário tapar com silicone para evitar entrada de humidade:


[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0015Medium


- Aqui já tapado com silicone:

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0020Medium


- E pronto, depois de efectuada toda esta operação é só
aparafusar o balastro à peça:


[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0018Medium

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Imagem0016Medium

Depois disto é só montar a peça na óptica, ligar os cabos e a óptica
fica pronta para instalar na viatura.


Peço desculpa pela má qualidade das fotos, mas foram tiradas com o
telemóvel e na garagem, mas penso que dá para ver bem todos os
pormenores que interessam.
Ir para o topo Ir para baixo
Tinoni

Tinoni


Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeTer Abr 13, 2010 5:48 pm

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid

Agora é que me lixaste... pensava que era mesmo plug n play....

Só uma questão, notas diferença entre a optica com balastro bi xenon e a outra com balastro xenon ?

cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeQua Abr 14, 2010 12:18 pm

Tinoni escreveu:
[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid

Agora é que me lixaste... pensava que era mesmo plug n play....

Só uma questão, notas diferença entre a optica com balastro bi xenon e a outra com balastro xenon ?

cumps.


Dá uma vista de olhos por este site:
http://www.lltek.com/PRS_bin/PRS_69_A48E_Ballasts_claire.htm

Tem muita informação acerca das ópticas e balastros.

Quanto à diferença que falas, essa não está nos balastros em si, mas sim na própria óptica, ao seja, quer as ópticas Xenon quer Bi-Xenon usam exactamente o mesmo tipo de balastro, mas a forma como emitem a luz é diferente.
Eu apenas tive de fazer esta adaptação porque os meus balastros devem ser de uma versão mais antiga.
Ir para o topo Ir para baixo
Tinoni

Tinoni


Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeQua Jun 09, 2010 1:14 pm

Vá lá, a minha foi bem mais facil, não tive de cortar nada. Os balastros que estavam nas de xenon eram já os fininhos e os cabos os compativeis.

Mas fiquei com um problema, aliás... 2
Optica esquerda (pendura) - O encaixe da optica Xenon é quase encostado á chapa lateral da carrinha, enquanto que a optica bixenon é do lado do radiador... Solução tive de "puxar" um pouco mais o cabo para conseguir colocar a optica no sitio...
Consequencias [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_arrow tenho a ficha que liga o carro á optica lixada, pk na optica de xenon aquilo parece que estava calcinado e não queria sair nem aos beijinhos. Além disso, sem querer parti um dos apoios de cima da optica bi xenon de tanto tentar encaixar aquilo como deve ser.

Optica direita (condutor) - Fiquei com os medios muito altos. Já tentei de tudo para baixar aquilo, inclusivé por anilhas no suporte traseiro, ou rodar a rodinha que baixa a lampada.
Consequencias [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_arrow Aquilo assim chumba na inspecção, parece que estou sempre a encadear a malta. Será que é preciso fazer algum reset com o VAG para o alinhamento automático assumir ?

Tiveste de fazer alguma coisa ás tuas goblin ?
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeQua Jun 09, 2010 4:30 pm

Tinoni...

Quanto ao teu problema da óptica do lado do condutor poderá estar o nivelador danificado.... já falaste com o ElFuracon sobre o assunto?
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeQua Jun 09, 2010 5:04 pm

Tinoni escreveu:
Vá lá, a minha foi bem mais facil, não tive de cortar nada. Os balastros que estavam nas de xenon eram já os fininhos e os cabos os compativeis.

Mas fiquei com um problema, aliás... 2
Optica esquerda (pendura) - O encaixe da optica Xenon é quase encostado á chapa lateral da carrinha, enquanto que a optica bixenon é do lado do radiador... Solução tive de "puxar" um pouco mais o cabo para conseguir colocar a optica no sitio...
Consequencias [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_arrow tenho a ficha que liga o carro á optica lixada, pk na optica de xenon aquilo parece que estava calcinado e não queria sair nem aos beijinhos. Além disso, sem querer parti um dos apoios de cima da optica bi xenon de tanto tentar encaixar aquilo como deve ser.

Optica direita (condutor) - Fiquei com os medios muito altos. Já tentei de tudo para baixar aquilo, inclusivé por anilhas no suporte traseiro, ou rodar a rodinha que baixa a lampada.
Consequencias [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_arrow Aquilo assim chumba na inspecção, parece que estou sempre a encadear a malta. Será que é preciso fazer algum reset com o VAG para o alinhamento automático assumir ?

Tiveste de fazer alguma coisa ás tuas goblin ?

Ora bem, vou tentar ajudar nas tuas questões.

Em relação à primeira:
O posicionamento das fichas ser diferente nas ópticas de xenon e nas bi-xenon, realmente foi também um problema para mim, mas resolvi seguindo a cablagem até onde era visível e soltando-a de alguma abraçadeira para poder ganhar o comprimento suficiente de cabo que permitisse ligar à óptica.
Mesmo assim tive de puxar um pouco os cabos, mas não muito porque tive medo de desligar alguma coisa ou danificar algum fio, para conseguir ligar correctamente, mas ficou aceitável.
Já o teres partido o apoio, tens duas opções: ou arranjas um tipo de cola suficientemente forte e sólida que permita colá-lo, ou podes comprar na Audi um kit de reparação dos apoios da óptica.
No caso de optares por este kit de reparação, terás de cortar o apoio que está bom e aparafusar a peça que vem no kit, pois esta já em os dois apoios.
Os part number são:
Óptica direita: 8E0 998 122
Óptica esquerda: 8E0 998 121

Agora a segunda questão:
Por acaso as minhas ópticas não estavam desalinhadas nem muito altas, aliás, a minha do lado do condutor até está um pouco baixa, mas creio que afinando nas tais "rodinhas" que falas, deve ficar no ponto.
Se a tua não altera a posição, há duas coisas que podes verificar: uma é ver se o motor eléctrico de nivelamento eestá a funcionar. Outra é retirar a óptica, abrir a tampa onde está o balastro, e verificar se ao rodares a "rodinha" de nivelamento manual, esta actua no veio que está ligado ao corpo interior. Este veio pode estar partido ou fora do sítio e daí não produzir o efeito da afinação.

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
Tinoni

Tinoni


Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeSex Jun 11, 2010 7:59 am

migsan escreveu:
Tinoni...

Quanto ao teu problema da óptica do lado do condutor poderá estar o nivelador danificado.... já falaste com o ElFuracon sobre o assunto?

Mandei-lhe agora uma PM. Se entretanto não me responder ligo-lhe.

Uma cena que agora tb reparei, é que já não faz aquilo de levantar as luzes assim que ligo o interruptor. [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Tinoni

Tinoni


Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeSex Jun 11, 2010 8:02 am

goblin escreveu:
Tinoni escreveu:
Vá lá, a minha foi bem mais facil, não tive de cortar nada. Os balastros que estavam nas de xenon eram já os fininhos e os cabos os compativeis.

Mas fiquei com um problema, aliás... 2
Optica esquerda (pendura) - O encaixe da optica Xenon é quase encostado á chapa lateral da carrinha, enquanto que a optica bixenon é do lado do radiador... Solução tive de "puxar" um pouco mais o cabo para conseguir colocar a optica no sitio...
Consequencias [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_arrow tenho a ficha que liga o carro á optica lixada, pk na optica de xenon aquilo parece que estava calcinado e não queria sair nem aos beijinhos. Além disso, sem querer parti um dos apoios de cima da optica bi xenon de tanto tentar encaixar aquilo como deve ser.

Optica direita (condutor) - Fiquei com os medios muito altos. Já tentei de tudo para baixar aquilo, inclusivé por anilhas no suporte traseiro, ou rodar a rodinha que baixa a lampada.
Consequencias [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Icon_arrow Aquilo assim chumba na inspecção, parece que estou sempre a encadear a malta. Será que é preciso fazer algum reset com o VAG para o alinhamento automático assumir ?

Tiveste de fazer alguma coisa ás tuas goblin ?

Ora bem, vou tentar ajudar nas tuas questões.

Em relação à primeira:
O posicionamento das fichas ser diferente nas ópticas de xenon e nas bi-xenon, realmente foi também um problema para mim, mas resolvi seguindo a cablagem até onde era visível e soltando-a de alguma abraçadeira para poder ganhar o comprimento suficiente de cabo que permitisse ligar à óptica.
Mesmo assim tive de puxar um pouco os cabos, mas não muito porque tive medo de desligar alguma coisa ou danificar algum fio, para conseguir ligar correctamente, mas ficou aceitável.
Já o teres partido o apoio, tens duas opções: ou arranjas um tipo de cola suficientemente forte e sólida que permita colá-lo, ou podes comprar na Audi um kit de reparação dos apoios da óptica.
No caso de optares por este kit de reparação, terás de cortar o apoio que está bom e aparafusar a peça que vem no kit, pois esta já em os dois apoios.
Os part number são:
Óptica direita: 8E0 998 122
Óptica esquerda: 8E0 998 121

Agora a segunda questão:
Por acaso as minhas ópticas não estavam desalinhadas nem muito altas, aliás, a minha do lado do condutor até está um pouco baixa, mas creio que afinando nas tais "rodinhas" que falas, deve ficar no ponto.
Se a tua não altera a posição, há duas coisas que podes verificar: uma é ver se o motor eléctrico de nivelamento eestá a funcionar. Outra é retirar a óptica, abrir a tampa onde está o balastro, e verificar se ao rodares a "rodinha" de nivelamento manual, esta actua no veio que está ligado ao corpo interior. Este veio pode estar partido ou fora do sítio e daí não produzir o efeito da afinação.

Espero ter ajudado.

Tenho de comprar isso então.
E pelo que dizes deve ser o motor electrico que não deve estar a funcionar. Agora falta saber se é mesmo avaria, ou se falta encaixar alguma coisa. Amanhã vou ver isso com atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Tinoni

Tinoni


Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeSex Jun 11, 2010 4:18 pm

Tudo a funcionar.
Graças ao grande ElFuracon.

Agora tudo afinadinho até parece outra. Até dá mais luz.

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitimeSáb Jun 12, 2010 5:12 am

Tinoni escreveu:
Tudo a funcionar.
Graças ao grande ElFuracon.

Agora tudo afinadinho até parece outra. Até dá mais luz.

[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Affraid

Fixe... Parabéns! O mestre não falha! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM   [DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[DIY] Adaptar Balastros Ópticas Xenon OEM em ópticas Bi-Xenon OEM
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Opticas de Xenon para Bi-xenon & Luz interior
» Ligações Electricas - Opticas Bi-xenon A4 B6
» Opticas traseiras B6 SEDAN
» [DIY] Ópticas BIxenon - Kit aftermarket
» [DIY] Resolver condensação em Faróis Bi-xenon A4 B6

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Project 8E :: Fórum Principal :: DIY e Tutoriais-
Ir para: