Project 8E
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado aos modelos Audi A4 8E (B6 e B7)
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 [Dúvida] TMC no RNS-E

Ir para baixo 
+2
Nuno S
goblin
6 participantes
AutorMensagem
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: [Dúvida] Serviço TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeSex Abr 09, 2010 7:33 am

Até há bem pouco tempo, pensava que em Portugal nenhuma emissora de rádio fornecia o serviço TMC. (Traffic Message Channel).
Este serviço é difundido em tempo real através do sistema RDS das emissoras e consiste na emissão de mensagens de trânsito que poderão ser interpretadas pelos sistemas de navegação e usadas no cálculo de rotas, permitindo ao sistema apresentar a melhor rota para evitar complicações de trânsito.
Com a instalação do RNS-E, constatei que esta minha suposição de que em Portugal não havia este serviço foi reforçada, pois na parte central inferior do ecrã do meu RNS-E o símbolo TMC era apresentado desta forma:

[Dúvida] TMC no RNS-E TMC-OFF

O que queria dizer que a função TMC não estava activa.


Recentemente, e para surpresa minha, a informação no ecrã passou a ser assim:

[Dúvida] TMC no RNS-E TMC-ON

Também no quadrante, quando estou no modo de navegação a mensagem TMC aparece a Verde, o que quererá dizer que estará activa.

O que pergunto é se mais alguém com RNS-E, ou outro sistema semelhante que suporte o serviço TMC, reparou neste facto e se realmente este serviço já estará disponível em Portugal ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S

Nuno S


Mensagens : 124
Data de inscrição : 13/02/2010
Localização : Casal de Cambra

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeSex Abr 09, 2010 5:20 pm

O meu por vezes tambem deixa de ter o traço em cima do TMC,e fica activo,e no quadrante fica verde....
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeSex Abr 09, 2010 5:44 pm

Eu já por uma vez, penso que perto de Lx, tive o TMC a verde e consegui mesmo ouvir uma mensagem de trânsito... mas foi só dessa vez...
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeSex Abr 09, 2010 6:18 pm

Eu, a primeira vez que reparei nisto foi perto de Torres Novas, à cerca de uma semana.
Desde aí, já vi o TMC activo pela zona de Leiria e agora em Aveiro, o que me leva a pensar que talvez já haja alguma emissora nacional que esteja com o serviço activo.
Ir para o topo Ir para baixo
Tinoni

Tinoni


Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeTer Abr 13, 2010 5:51 pm

Não tenho o RNS-E mas sim o RNS-D e aqui na zona de lisboa aparece sempre a Verde e no quadrante igual.
Se interpreta ou não mensagens de transito não faço ideia, há maneira de saber se ele apanhou alguma coisa ?
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQua Abr 14, 2010 11:55 am

Tinoni escreveu:
Não tenho o RNS-E mas sim o RNS-D e aqui na zona de lisboa aparece sempre a Verde e no quadrante igual.
Se interpreta ou não mensagens de transito não faço ideia, há maneira de saber se ele apanhou alguma coisa ?

No RNS-D não sei, mas creio que no RNS-E dá para ver no "Engeneering mode"
Mas podes fazer um pequeno teste:
Experimenta meter um destino em que saibas qual a rota normal que o GPS marca.
Depois tenta fazer a mesma coisa num dia em que saibas que há trânsito na rota para esse mesmo destino.
Se o GPS marcar a mesma rota, quer dizer que não está a receber mensagens TMC.
Se marcar uma rota diferente, significa que está a receber e a interpretar as mensagens.
Ir para o topo Ir para baixo
surfista A4

surfista A4


Mensagens : 68
Data de inscrição : 16/02/2010
Idade : 45

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQua Abr 14, 2010 3:18 pm

goblin escreveu:
Até há bem pouco tempo, pensava que em Portugal nenhuma emissora de rádio fornecia o serviço TMC. (Traffic Message Channel).
Este serviço é difundido em tempo real através do sistema RDS das emissoras e consiste na emissão de mensagens de trânsito que poderão ser interpretadas pelos sistemas de navegação e usadas no cálculo de rotas, permitindo ao sistema apresentar a melhor rota para evitar complicações de trânsito.
Com a instalação do RNS-E, constatei que esta minha suposição de que em Portugal não havia este serviço foi reforçada, pois na parte central inferior do ecrã do meu RNS-E o símbolo TMC era apresentado desta forma:


Boas
Ja por 2 ou 3 vezes na minha bela localidade (sintra) isto a cerca de 1 mes
estava a ouvir musica e de repente interrompe se a musica(mp3) e começa a dar noticias sobre o transito,so nao me lembro ao certo onde estava cortado loool


[Dúvida] TMC no RNS-E TMC-OFF

O que queria dizer que a função TMC não estava activa.


Recentemente, e para surpresa minha, a informação no ecrã passou a ser assim:

[Dúvida] TMC no RNS-E TMC-ON

Também no quadrante, quando estou no modo de navegação a mensagem TMC aparece a Verde, o que quererá dizer que estará activa.

O que pergunto é se mais alguém com RNS-E, ou outro sistema semelhante que suporte o serviço TMC, reparou neste facto e se realmente este serviço já estará disponível em Portugal ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQua Abr 14, 2010 3:23 pm

Ora bem, nestes últimos dias tenho reparado que o TMC tem estado sempre activo durante o tempo que tenho utilizado o carro.
Isto na zona de Aveiro.

Só ainda não tive oportunidade de testar para ver se está a funcionar ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
seemog

seemog


Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/02/2010

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQua Abr 14, 2010 4:45 pm

O meu hoje também andou sem o risco, na zona de Pombal.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S

Nuno S


Mensagens : 124
Data de inscrição : 13/02/2010
Localização : Casal de Cambra

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQua Abr 28, 2010 4:35 pm

Nunca me tinha aparecido este tipo de menu no RNS....?
...É normal...

[Dúvida] TMC no RNS-E 27042008003

[Dúvida] TMC no RNS-E 27042008002
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQua Abr 28, 2010 4:52 pm

Nuno,

Estás com que versão dos Mapas? penso que essa forma de ver deve-se à vista/opções seleccionadas..
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S

Nuno S


Mensagens : 124
Data de inscrição : 13/02/2010
Localização : Casal de Cambra

[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitimeQui Abr 29, 2010 3:23 pm

tou com EUR 2009
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Dúvida] TMC no RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] TMC no RNS-E   [Dúvida] TMC no RNS-E I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Dúvida] TMC no RNS-E
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [duvida] consumos
» Pequena Duvida Sobre RNS 510
» Duvida - Cava da Roda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Project 8E :: Fórum Principal :: Audio, Multimédia e Inovação-
Ir para: