Project 8E
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum dedicado aos modelos Audi A4 8E (B6 e B7)
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E

Ir para baixo 
+4
Carlos
goblin
filipe_2004
migsan
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeDom Fev 07, 2010 4:41 pm

Este guia pretende ilustrar a instalação do módulo Bluetooth original Audi e activação do SDS. A instalação foi feita na minha A4 B6 que no momento da instalação já possuía volante MultiFunções e RNS-E, ambos também montados por mim. O módulo bluetooth pode ser instalado em carros com outros rádios e sem volante multifunções, mas claro está, que algumas das funções não vão poder ser usadas. Apesar de este guia focar a instalação num A4 B6, pode servir como orientação para a instalação em outros modelos como é o caso do A3 8P, tendo claro está que se ter alguma atenção, nomeadamente em alguns pontos da codificação. Poderá também haver algumas diferenças a nível da cablagem relativamente a carros cujo RNS-E já venha montado de origem, uma vez que no meu caso este foi montado à posteriori e ele está ligado ao carro por uma cablagem adaptadora, sendo que irei fazer as ligações nessa cablagem adaptadora e não em nenhuma ficha original.

Por fim, resta dizer que este guia resulta da minha experiência pessoal e o partilho de forma a ajudar outros interessados em fazer esta modificação. No entanto, não me responsabilizo por danos causados nas vossas viaturas, bem como por obterem resultados diferentes dos que obtive, pelo que só o devem seguir este guia por vossa conta e risco.

1) Material Necessário:
Basicamente e de uma forma sumária, são necessário 4 componentes para fazer esta instalação. A saber:
- Módulo BT (8P0 862 335 x) – Onde o x é uma letra, havendo várias versões.
- Antena BT (8P0 035 503E)
- Micro (8L1 862 373 A)
- Cablagem de ligação

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Material

Cuidados que se devem ter na compra do material. Primeiro, comprar o módulo Bluetooth o mais recente possível, visto que quanto mais recente maior será o número de telemóveis suportados pelo mesmo. O ideal é comprar algo de pelo menos 2006. O que eu usei neste DIY foi a versão N, que na altura era a mais recente que existia.
A nível da cablagem, comprar a que se adequa à configuração do vosso carro (tipo de rádio, Bose ou non-bose, etc…). A que usei foi comprada na Kufatec, mas existem outras lojas on-line ou mesmo no ebay se pode encontrar. Sem querer fazer publicidade, fica aqui o link da cablagem comprada por mim: http://www.kufatec.de/shop/product_info.php/info/p378_Wiring-Retrofit-Bluetooth-only-for-Audi-A4-8E.html

Adicionalmente, e para além das diversas ferramentas necessárias, recomendo a compra das seguintes coisas:

5 peças de ligação para fazer “shunt” de cabos eléctricos (não sei o nome exacto destas coisas)

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Shant


2 Audi Repair Pins (Refª 000 979 009)

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E AudiRepairPins


2) Preparação da cablagem:
Antes de efectuar a montagem propriamente dita, será necessário um trabalho preliminar de preparação da cablagem e respectivas ligações. Pegando na cablagem tenho os seguintes conectores e fios:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Cablagem01


É neste ponto que reside uma grande diferença. Caso queiramos só instalar o Bluetooth, é usar a cablagem como vem e preparar as ligações. Caso queiramos activar o SDS também, então teremos de fazer um trabalho adicional. Basicamente passará por cortar a cablagem na zona onde está assinalada com o círculo vermelho. O cabo que vai até á ficha do micro tem 2 fios (positivo e negativo), e o objectivo deste corte é ficar-mos com 4 pontas livres (2 do lado da ficha do micro e 2 do lado da cablagem), de forma a que o micro seja ligado directamente ao RNS-E, e que depois deste é que saiam as 2 ligações para o módulo BT. Serão também nestes 4 fios que vamos usar as 4 pontas dos Audi Repair Pins que compramos, pois assim será fácil encaixar no respectivo conector.

Após o corte e o trabalho de colocação dos pins ficamos:

Cablagem da ficha do micro

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E CaboMicro


Cablagem principal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E CablagemPrincipal


Passando esta fase, é altura de fazer as respectivas ligações no cabo adaptador do RNS-E. Mais uma vez o ideal é tirar o cabo para fora da viatura e fazer as ligações calmamente em cima de uma secretária. São tudo ligações simples, mas claro há que ter atenção para não trocar nenhum fio. Sendo assim as ligações a fazer são as seguintes:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Tabela1


As seguintes ligações serão apenas no caso de quem quer activar o SDS. Para isso terá de fazer o corte acima descrito, assim como colocar os respectivos pins nas pontas dos fio. Depois disso será apenas necessário fazer as ligações da seguinte forma:

O cabo que vem da ficha microfone liga directamente ao MIC-IN do RNS-E da seguinte forma:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Tabela2


Do RNS-E sai então a ligação de micro que vai ligar á entrada no módulo BT. Basicamente será ligar as 2 pontas resultantes do corte do cabo do micro e que estão ligadas ao conector BT aos seguintes pinos do Conectro C do RNS-E:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Tabela3


Nos pontos anterior mais uma vez é de referir que se deve ter muita atenção à polaridade e não trocar ligações.
O resultado final da cablagem pronta está nas fotos seguintes.

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Cablagemfinal01[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Cablagemfinal02
[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Cablagemfinal03[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Cablagemfinal04


3) Primeiros testes e configuração via Vag-Com:

Chegamos então a uma parte vital que será não só testar a cablagem, mas sobretudo configurar o módulo no carro via Vag-Com. É aconselhável fazer estes primeiros testes apenas com os componentes ligados e não ainda nos seus lugares definitivos, pois poderá ser necessário rectificar alguma coisa, e convém ter as coisas à mão.
Após ligar as diversas fichas do RNS-E e ficha do módulo BT, estamos prontos para a configuração:
O primeiro passo será ir ao módulo 77 – Telephone, e se tudo correr bem já o veremos no Vag-Com e podemos entrar no mesmo.

Para aceder ao módulo 77, deveremos ir a Select > Electronics 1 > 77-Telephone

Depois de entrar no módulo vamos ao 07-Coding

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Vag_com01


A configuração que tenho aqui está de acordo com a minha viatura (RNS-E, Volante MF B7, SDS, sem caixa de CD's ou TV-Turner)
No caso tenho 0011802

Fica aqui a explicação ponto por ponto do coding:

00?xxxx:
Aqui coloquei 1, uma vez que possuo um RNS-E.


00x?xxx:
Aqui novamente 1 uma vez que tenho volante MF.


00xx?xx:
Neste ponto coloquei 8 referente ao volante MF.


00xxx?x:
Neste ponto coloquei 0uma vez que o voice control, neste caso SDS, vais ser via a unidade externa -> RNS-E.


00xxxx?:
Neste ponto coloquei 2, ou seja, vou ter as informações referentes ao BT no quadrante em Inglês.


Depois de ter o coding de acordo com a nossa configuração, será fazer save!


Seguidamente e ainda dentro do módulo 77, devemos ir ao 10-Adaptation. Neste ponto iremos configurar alguns definições do módulo BT:

-> Channel 128 (Base Volume)
000 - 0dB (Inalterável)
001 - +1dB (Aumenta 1 dB)
003 - +3dB (Aumenta 3 dB)
006 - +6dB (Aumenta 6 dB)
128 - -1dB (Diminui 1 dB)
130 - -3dB (Diminui 3 dB)
133 - -6dB (Diminui 6 dB)

Eu neste ponto mantive 0, ou seja inalterável.


-> Channel 129 (Time after ignition off)
000 - 30 segundos
001 - 5 minutos
002 - 10 minutos
240 - 20 horas

Eu aqui deixei também a 0 - 30 segundos.


-> Channel 131 (Microphone Sensitivity)
000 - 0dB (Inalterável)
001 - +1dB (Aumenta 1 dB)
002 - +2dB (Aumenta 2 dB)
003 - +3dB (Aumenta 3 dB)
004 - +4dB (Aumenta 4 dB)
005 - +5dB (Aumenta 5 dB)
006 - +6dB (Aumenta 6 dB)
128 - -1dB (Diminui 1 dB)
129 - -2dB (Diminui 2 dB)
130 - -3dB (Diminui 3 dB)
131 - -4dB (Diminui 4 dB)
132 - -5dB (Diminui 5 dB)
133 - -6dB (Diminui 6 dB)

Eu no meu caso também mantive 0 (inalterável) e não noto que preciso de mexer, pois as pessoas ouvem-me bem.


-> Channel 133 (Bluetooth)
0 - Bluetooth OFF
1 - Bluetooth ON

Aqui como é evidente coloquei 1, para ter o BT activo/ON.


-> Channel 134 (Handsfree Function)
0 - Handsfree over BT (a função mãos-livres não requer ter o telefone no cradle)
1 - Handsfree only with mobile in cradle (A função mãos-livres só fica a funcionar após o telefone ser colocado no cradle)

Eu como nem sequer tenho cradle, neste ponto coloquei 0.


-> Channel 135 (Bluetooth PIN)
Default: 1234

Neste canal pode-se definir o PIN para emparelhar o telemóvel com o BT. Por deieto o PIN é 1234.
Também se poderá definir o PIN no próprio RNS-E.


Após este canal temos todo o módulo BT devidamente configurado. De seguida teremos de ir ao módulo do Rádio. Tendo eu um RNS-E, tanto posso ir ao 37- Navigation, como a 56-Radio que é igual. Após entrar no módulo devemos ir a 07-Coding:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Vag_com02

Eu tinha antes o coding 0301115, e passei para 0301715

Apenas alterei o digito referente à posição 0xxx?xx. Mais uma vez refiro que o coding apresentado está de acordo com o meu carro, podendo haver variações para outros carros em função do equipamento que têm instalado.

Por fim, a última etapa será ir ao módulo 17-Instruments. Aqui devemos ir ao 10-Adaptation e aceder ao canal 62.


[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Vag_com03

Neste ponto deveremos acrescentar + 2 ao valor que temos neste campo, para que as informações referentes ao telefone comecem a estar visíveis no quadrante.


4) Colocação do Módulo Bluetooth no seu local oem:

Esta última etapa é caso queiramos colocar o módulo BT no seu local OEM quando vem instalado de fábrica.
Esse local é por debaixo da alcatifa na zona que fica um pouco à frente do banco do passageiro da frente (pendura).

Na altura que fiz esta instalação não tirei muitas fotos... fica aqui uma:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Silver411

Esta alteração obriga a retirar o porta-luvas e pelo menos desaparafusar o banco e incliná-lo para trás.
Para quem não tinha qualquer instalação de telefone, debaixo da alcatifa vai encontrar bastante esferovite que será necessária desbastar para ganhar espaço para alojar o módulo.

Para a sua colocação ó ideal será comprar uma caixa própria e uma espuma de acondicionamento... ficam aqui os parts:

8E0035733B Espuma de acondicionamento módulo BT
8E0 035 619 Caixa módulo BT
8E0 035 613 Tampa da caixa módulo BT


E pronto, penso que é tudo... alguma questão é só colocar que tentarei responder da melhor forma possível!


Última edição por migsan em Sáb Fev 20, 2010 11:47 am, editado 7 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
filipe_2004

filipe_2004


Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/02/2010
Localização : Lisboa

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Ajuda   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQua Fev 17, 2010 3:49 am

Obrigadao migsan foste uma grande ajuda vou entao aventurar-me e depois digo alguma coisa no fim de semana Smile abraços a todos
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Ligação do microfone ao RNS-E para instalações de telefone de origem   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQua Fev 17, 2010 3:51 pm

Ora bem, para não abrir mais um tópico com esta informação, acho que posso colocá-la aqui, uma vez que tem a ver com o assunto aqui tratado.
A instalação acima refere-se à instalação de cablagens e módulo bluetooth posterior à instalação eléctrica de origem no carro.
O que vou mostrar a seguir é uma alteração da cablagem do microfone mas para quém já tem uma pré instalação de telefone de origem e consequentemente o microfone já instalado no plafonier.

1. A ficha onde liga o cabo do microfone na instalação de origem localiza-se por baixo da forra junto ao apoio de pé do lado esquerdo do condutor. É necessário desmontar a forra da soleira da porta.
Na placa de ligações estão várias fichas. A que tem ligado o microfone é a ficha Laranja e os fios são o Preto(Negativo) e o Verde(Positivo). São fáceis de identificar pois todos os fios que ligam na ficha estão soltos e estes dois fios são de um cabo separado.

2. Depois de desligar a ficha e identificar os fios, cortei-os para soldar o cabo que passei para a parte de trás do RNS-E e assim fazer o "desvio" do sinal.

3. Para ligar este fios no RNS-E, são nesserário 4 pinos de reparação Audi com o part number 000 979 009
[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E 2
Estes fios devem ser ligados da seguinte forma:
- Fio que ligaram no fio preto do cabo do microfone -> Pino 1 da ficha C do RNS-E
- Fio que ligaram no vio verde do cabo do microfone -> Pino 7 da ficha C do RNS-E
- Fio que ligaram no fio preto da ficha laranja -> Pino 4 da ficha C do RNS-E
- Fio que ligaram no fio verde da ficha laranja -> Pino 10 da ficha C do RNS-E

Agora algumas fotos:

Aqui com os fios já soldados:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E IMGP2769Medium

Depois de soldados e com a manga retrátil:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E IMGP2774Medium

Aqui o sítio onde passei o cabo até ao RNS-E:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E IMGP2770Medium

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E IMGP2771Medium

Aqui já tudo no sítio e arrumadinho:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E IMGP2775Medium

Cabos nas traseiras do RNS-E:

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E IMGP2773Medium


Tenho a agradecer a preciosa ajuda do user Elfuracon que me deu esta informação.
Achei por bem partilhá-la pois pode fazer jeito a mais alguém.


Última edição por goblin em Ter maio 10, 2011 6:05 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQua Fev 17, 2010 3:58 pm

Excelente info Goblin... parabéns! Esta é a mesma situação que o user filipe_2004 tem pela frente... pode e deve usar aqui este teu belo DIY! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos

Carlos


Mensagens : 109
Data de inscrição : 09/02/2010
Idade : 46
Localização : Lousado- V.N Famalicão

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 2:28 am

Caro Miguel a minha já tem bluetooth de origem no Rns-e para activar o sds o que tenho que fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
filipe_2004

filipe_2004


Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/02/2010
Localização : Lisboa

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 3:31 am

Carlos, primeiro tens de ver se tens a versão 0660 no teu RNS-E se sim tens o mesmo problema que eu e é só fazer a adaptação do cabo que vem do Microfone para o bluethoot liga-lo ao rns-e e do rns-e para o bluethoot como o topico explica
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 3:48 am

Carlos escreveu:
Caro Miguel a minha já tem bluetooth de origem no Rns-e para activar o sds o que tenho que fazer?

À partida e tendo tu BT de origem, tens de fazer a operação aqui descrita pelo Goblin... por mera curiosidade se tivesses um RNS-E duma versão mais recente podia ser que o mesmo já suportasse O SDS nativamente.... No entanto e pelo que sei tens um problema, não tens volante MF, e sem isso, para activar o SDS só indo pelo Modo Engineer do RNS-E...
Ir para o topo Ir para baixo
fAITH_nOmOre

fAITH_nOmOre


Mensagens : 59
Data de inscrição : 27/01/2010
Idade : 49
Localização : Rio Tinto

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 4:37 am

filipe_2004 escreveu:
Carlos, primeiro tens de ver se tens a versão 0660 no teu RNS-E se sim tens o mesmo problema que eu e é só fazer a adaptação do cabo que vem do Microfone para o bluethoot liga-lo ao rns-e e do rns-e para o bluethoot como o topico explica

Amigo,
A versão 0660, não é a tal que não é oficial? Só dá mesmo com essa versão?

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
filipe_2004

filipe_2004


Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/02/2010
Localização : Lisboa

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 11:09 am

Para dizer a verdade não sei.

Pelo que percebi pelos foruns americanos e alemaes a ultima versão oficial foi a 0650, mas depois foi lançada a versão 0660 para funcionar o sds mas esse sistema em Espanha se acompanhado do volante multi funções trazia o sistema de alta voz de origem.

Agora não sei se com o 0650 não dá e dá apenas com o 0660, mas a verdade é que nos foruns os entendidos dizem sempre que o sds so com a versão 0660.....

Mas acho estranho. O melhor e perguntares a quem montou isso algumas vezes. ou ao mestre rafael ou migsan ou talvez ao elfuracon que sao os entendidos :p

Mas também se queres actualizar e teres o sds o mais complicado é mesmo a ligação dos fios, porque se não der o update do firmware para o 0660 é facil é o que não falta são coisas dessas para descarregar na net...
Ir para o topo Ir para baixo
filipe_2004

filipe_2004


Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/02/2010
Localização : Lisboa

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 11:13 am

Quanto a activação do alta voz existem 3 soluções:

1 - Carregar no botãozinho de multi-funções para quem tem esse tipo de volantes.

2 - Sempre que ligar o carro ir ao engenering Mode -> General -> SDS -> Carregar na primeira opção Use SK as PTT

3 - Tambem ja li algures no audizine ou no audiforum.us que pode-se colocar uma Cangate e por o botão onde quiseres. Mas sabado já saberei mais sobre isso espero eu...
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 11:15 am

Para esclarecer, a firmware original é a 0650. A firmware 0660, é uma versão da 0650 modificada/hackada para activar o SDS nos RNS-E mais antigos que não suportam essa função nativamente...
Ir para o topo Ir para baixo
filipe_2004

filipe_2004


Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/02/2010
Localização : Lisboa

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Fev 18, 2010 5:43 pm

Pronto e os entendidos pronunciaram-se e bem Smile

Faz todo o sentido...

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSáb Fev 20, 2010 11:48 am

Informo que o DIY da instalação OEM do BT já se encontra concluído no 1º post! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
goblin

goblin


Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 42
Localização : Aveiro / Leiria

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSáb Fev 20, 2010 11:59 am

Impecável!!!
Assim até parece fácil...
Ir para o topo Ir para baixo
filipe_2004

filipe_2004


Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/02/2010
Localização : Lisboa

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeDom Fev 21, 2010 3:26 pm

Boas A GAJA JA ME OUVE eheh

O mestre Rafael ajudou-me a montar aquilo ficou impecaveeeel Wink

Agora para activar aquilo enquanto nao tiver o MF tem de ser atraves do engenering mode, mas pode-se meter um fio a sair da smls para carregar, ora o fio tem de estar ligado onde supostamente iria ligar o botao de lta voz do volante :p...

E dai vem outra pergunta, como e que eu sei que a minha smls da para por Volante MF??

Sei que se for para meter do B7 tem de ser outra, mas o b6 tinha um volante MF e a minha tem cruise control, logo as minhas perguntas são:

A minha smls da para meter por exemplo Volante MF B6 de 4 braços?

O volante MF de 4 braços tinha algum botão para alta voz?

Se sim então vou colocar um fio a sair da smls para um sitio ainda a ver para falar com ela de forma provisoria ate ter o volante a serio, mas para isso são preciso euros :p

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
migsan
Admin
migsan


Mensagens : 519
Data de inscrição : 26/01/2010
Idade : 47
Localização : Leiria - Portugal

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 3:17 am

filipe_2004,

Respondendo às tuas questões:

- Se tens cruise control, então tens SMLS compatível com volantes MF de 4 braços dos B6's.

- Sim, o volante MF 4 braços de B6's tinha um botão/função para activar o SDS... era o botão que tinha inscrito PTT (o que se encontrava mais abaixo do lado direito do volante).
Ir para o topo Ir para baixo
brunoalmeid




Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/08/2010
Localização : Suíça

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeDom Ago 15, 2010 5:02 am

Desde já quero agradecer ao migsan pelo seu DIY, graças a ele já tenho instalado o modulo bluetooth com SDS no meu argolas.

Mas agora surgiu-me várias questões ás quais não consegui obter resposta.

1° meti o modulo bluetooth com a referencia - 8P0 862 335 N MY 2009 (Europe)
que funciona super bem com o meu Nokia N97

2°O meu RNS-E é dos "antigos" é a versão 8P0 035 192 A Audi A3 Europe, MY 2005, 8P

3° Segui o DIY, mas como não tinha os fios Audi repair para fazer a tal modificação para o SDS resolvi fazer a conexão standart e ficar apenas com o bluetooh.



A surpresa é que no final tenho SDS com comandos para o telemóvel [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Icon_eek

Então se tenho um RNS-E dos primeiros, tenho a versão 650 e não fiz a modificação do cabo Kufatec como é possivel??

Será que o SDS vem do modulo bluetooth?

Outra coisa vi vários vídeos no Youtube acerca do SDS e eles tem acesso ao rádio, navegação, CD e telefone com o SDS
Eu tenho apenas acesso ao Telefone com o SDS, o que tenho que fazer para controlar as outras coisas?

Se meter a versão 660 terei as outras funções do SDS??



Desculpem mas fiquei todo baralhado por ter alguns acessos com o SDS ao qual dizerem impossível por ter a versão 650 e por ter um RNS-E da primeira geração.

Alguém me pode esclarecer?
Ir para o topo Ir para baixo
seemog

seemog


Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/02/2010

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeDom Ago 15, 2010 9:52 am

Eu acho que há aqui um mal entendido.
Tu por exemplo se estiveres com o rns-e numa estação de rádio e carregares no botão do volante para activar os comandos de voz e o "mandares" ir para o telefone, ele muda a interface do rns-e para o telefone.
Ou
o que acontece é: ao carregares no botão do telefone ele permite-te ditar o numero, ou pronunciar o nome da pessoa?

Se é só esta ultima parte, isso não é o SDS. É apenas a função de telefone.

Acho que não estou a dizer nenhum disparate.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoalmeid




Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/08/2010
Localização : Suíça

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeDom Ago 15, 2010 1:21 pm

É assim penas tenho alguns comandos, quando digo "Ajuda" aparece-me os comandos que tenho disponíveis:

-Mudar código PIN
-Marcar numero
-Seleccionar nome
-Agenda
-Memorizar nome
-Apagar nome

e é isto realmente o que tenho, o que vejo nos vídeos, é eles a dizerem rádio e vai para o rádio etc...


Talvez é como dizes não tenho o SDS apenas "uma parte dele" derivado ao modulo bluetooth. [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Icon_rolleyes
Ir para o topo Ir para baixo
fAITH_nOmOre

fAITH_nOmOre


Mensagens : 59
Data de inscrição : 27/01/2010
Idade : 49
Localização : Rio Tinto

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 5:49 am

brunoalmeid escreveu:
...
Talvez é como dizes não tenho o SDS apenas "uma parte dele" derivado ao modulo bluetooth. [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Icon_rolleyes

Oi,
Não tens parte dele, tens é outra funcionalidade activa, que diz respeito apenas ao telefone e não ao SDS.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoalmeid




Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/08/2010
Localização : Suíça

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSeg Ago 16, 2010 9:44 am

Obrigado pessoal então já sei o que me resta fazer, é instalar o 660 e fazer a ligação do micro correctamente.
Ir para o topo Ir para baixo
josebrites

josebrites


Mensagens : 15
Data de inscrição : 27/01/2010
Localização : Leiria

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeQui Ago 19, 2010 9:57 pm

Excelente diy!

Obrigado pelo tempo dispensado Miguel e Goblin Smile
Visto assim até parece fácil.

Esta vai ser a minha próxima mod, no entanto ainda tenho algumas dúvidas.

Sabem se o meu volante MF é compatível com SDS? Rolling Eyes

O SDS reconhece voz em PT ou apenas em língua estrangeira?


[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E 64932045


Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
seemog

seemog


Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/02/2010

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSex Ago 20, 2010 5:45 am

josebrites escreveu:
Excelente diy!

Obrigado pelo tempo dispensado Miguel e Goblin Smile
Visto assim até parece fácil.

Esta vai ser a minha próxima mod, no entanto ainda tenho algumas dúvidas.

Sabem se o meu volante MF é compatível com SDS? Rolling Eyes

O SDS reconhece voz em PT ou apenas em língua estrangeira?


[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E 64932045


Obrigado

Esse volante dá (apesar dos simbolos nos botões não serem os do telefone - eu tb tenho assim). Isso é configurável no VAG.

O SDS não tem linguagem em Português (só inglês, francês, alemão, espanhol e italiano - acho que não me esqueci de nenhuma).
Ir para o topo Ir para baixo
josebrites

josebrites


Mensagens : 15
Data de inscrição : 27/01/2010
Localização : Leiria

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeDom Ago 22, 2010 11:40 am

seemog escreveu:


Esse volante dá (apesar dos simbolos nos botões não serem os do telefone - eu tb tenho assim). Isso é configurável no VAG.


Nesse caso vou ficar sem uma funcionalidade que tenho actualmente no volante MF, correcto? Rolling Eyes

Ainda te lembras como fizeste no teu?


Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
seemog

seemog


Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/02/2010

[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 7:43 am

josebrites escreveu:
seemog escreveu:


Esse volante dá (apesar dos simbolos nos botões não serem os do telefone - eu tb tenho assim). Isso é configurável no VAG.


Nesse caso vou ficar sem uma funcionalidade que tenho actualmente no volante MF, correcto? Rolling Eyes

Ainda te lembras como fizeste no teu?


Obrigado

Sim, ficas sem o Avançar/Recuar nas estações de rádio memorizadas.

Ao codificares com o vag, e ao escolheres a opção de teres o telefone +volante MF, automaticamente os botões passam a ser para o telefone. Acho que é assim.
Agora não sei de memória as codificações vag-com, mas anda por ai um DIY feito pelo Migsan, que é 5*****.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E Empty
MensagemAssunto: Re: [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E   [DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» [DIY] Instalação de um RNS-E
» [DIY] Passar de módulo de telefone NOKIA para módulo Bluetooth
» Registo / Activação de novos utilizadores
» Modulo confort
» [DIY] Substituição do Módulo Central Electrics

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Project 8E :: Fórum Principal :: DIY e Tutoriais-
Ir para: