Boas!
Já havia aqui na secção dos DIY um tópico sobre o problema da pala da
chapeleira da bagageira das B6 ficar voltada para baixo e por vezes provocar
ruído.
Era apresentada uma solução pelo user Migsan para o referido problema que pode ser vista aqui:
https://project8e.forumeiros.com/diy-e-tutoriais-f5/diy-resolver-o-problema-da-chapeleira-b6-b7-t3.htmAgora o que proponho é uma segunda maneira de resolver o mesmo problema
usando outro tipo de material. Este material pode ser comprado em
qualquer casa de electrónica ou de material eléctrico.
Falo de manga térmica ou termo-retrátil que é usada normalmente em
emendas de cabos eléctricos. Como o nome indica é uma manga que reage
ao calor, encolhendo.
Existe em várias cores e diâmetros mas para a aplicação que pretendemos
o ideal é usar na cor preto e com um diâmetro de cerca de 12/13mm.
Normalmente é vendida em "barras" de 1 metro, mas como não é cara, não
há problema se sobrar.
Manga termoretráctil de 12,7mm:[u]
Vamos ao trabalho:[/u]1 -> Cortar 2 pedaços de manga com o comprimento dos pernos da ponta da chapeleira, cerca de 3,5cm
Se quiserem, como o perno da chapeleira é na diagonal, podem cortar a
manga com esse formato para ajustar melhor. Cortar os pedaços de manga
o que for necessário para ficar cerca de 1a 2 mm mais comprida que o
perno.
2 -> Enfiar os pedaços nos pernos da pala e aquecer uniformemente com um isqueiro até a manga retrair e apertar à volta do perno.
ATENÇÃO: Não encostar muito a chama à manga para não queimar. Apenas é
necessário aquecer um pouco e a vê-se a manga a ajustar.
3 -> Experimentar encaixar a ponta da chapeleira nos encaixes
a ver se fica fixa. Se ainda tiver folga ou voltar a cair com o
andamento, pode repetir-se o processo colocando uma outra camada de
manga por cima da anterior.
Se correr tudo bem devem obter um resultado parecido com este:Antes:Depois:E pronto, assim já vão ficar com ela direita...